Rua Abílio Coutinho
Rua Abílio Coutinho, 331, São Joaquim
Franca - SP, CEP:14406-355
Tel.:(16) 3711-7777 / (16) 3711-7756
Descrição:
http://www.saojoaquimhospital.com.br/
Localizado no bairro São Joaquim, numa área de 11.524 metros quadrados, o São Joaquim Hospital e Maternidade foi inaugurado em 18 de outubro de 1990, sob os acordes da fanfarra do Colégio Otávio Martins. Na Inauguração, o Hospital São Joaquim iniciou seu funcionamento com cerca de 40 apartamentos que representavam 80 leitos, acrescidos dos leitos do berçário, do Centro de Tratamento Intensivo (CTI) e da recuperação anestésica. Hoje são cerca de 110 leitos e mais de 70 mil procedimentos realizados no mês, entre cirurgias, exames de diagnósticos e laboratoriais, consultas entre outros.
A inauguração da obra, que durou 11 anos, é uma mostra da história do Hospital, hoje um dos mais modernos do interior brasileiro. Uma história que começou com o sonho de profissionais competentes e qualificados e que continua a ser o norte da instituição.
O São Joaquim é fruto do sonho do médico urologista Joaquim Pereira Ribeiro, também, vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Franca em diversas oportunidades. Desde que se formou em Medicina, em 1962, Joaquim tinha como propósito ter um hospital ou uma casa de saúde, ideia que contou prontamente com o respaldo de um grupo de médicos para sair do papel.
A ideia foi aderida pelos doutores: José Bernardes de Pádua, Cleomar Borges de Oliveira, Rossini Rodrigues Machado, Moralina Foroni Casas, Cássio Sales Lourenço, Wagner Deocleciano Ribeiro, Nádia Bícego de Almeida, Nilton Maeda, Marco Aurélio Ubiali, Welligton Antônio de Souza, Miguel Salloum, Cristiane dos Prazeres, Carlos Portelada e Shirley Granero.
Se não bastasse o empenho de cada um desses profissionais, a ideia de implantar um novo hospital em Franca ganhou força com a doação do terreno pela família Spereta, cujo patriarca – Joaquim Spereta – era um homem simples, mas inteligente, de horizontes alargados. Graças a seu desprendimento, ao doar um terreno em local privilegiado, foi possível construir o empreendimento, cuja pedra fundamental foi lançada no dia 9 de junho de 1979 pelo Ministro do Trabalho na época, Murilo Macedo, e pelo então prefeito de Franca, Maurício Sandoval Ribeiro.
Além da presença do ministro, compareceu o então deputado estadual Milton José Baldochi, vereadores, representantes sociais e populares. Na época, Franca tinha 150 mil habitantes, embora a região atendida pelos dois hospitais da cidade – um particular e a Santa Casa de Misericórdia contassem com cerca de 600 mil habitantes. A construção de uma nova unidade hospitalar supriria a falta de leitos existentes em Franca na ocasião.
A construção do hospital não teve ajuda financeira de nenhum órgão público ou privado. “Contamos com a isenção de impostos municipais, concessão do prefeito Maurício Sandoval, e dos recursos amealhados entre sócios. Não foi fácil, representou muito sacrifício às nossas famílias”, lembra Joaquim Ribeiro. E exatamente porque não houve aporte de recursos externos, o tempo da construção foi longo – 11 anos, de 1979 a 1990.
Dez anos depois de pleno funcionamento, em 2000, o Hospital São Joaquim foi incorporado pela Unimed e representou a maior e a mais bem-sucedida operação de integração realizada exclusivamente entre médicos. “Foi grande a realização pessoal da minha vida, em que fui partícipe fundamental da ação de ter sob um mesmo teto, cerca de 275 médicos, uma missão para muitos impossível”, conta Joaquim.
Emocionado, faz questão de completar: “Assisti e participei do rápido crescimento do São Joaquim Hospital e Maternidade, o nosso sonho se transformou em realidade, porque sonhamos coletivamente. Ganhou Franca e, principalmente, os clientes da Unimed e dos vários outros convênios que o São Joaquim atende”, destaca.
Com cerca de 500 colaboradores, estrutura impecável, uma administração voltada para a qualidade e segurança e ainda médicos e colaboradores comprometidos com cada pessoa que chega ao São Joaquim Hospital e Maternidade, a instituição tem o compromisso de ser referência em seu segmento. Uma prova disso é que em março deste ano de 2012, o Hospital recebeu o certificado de Acreditação Nível 3 – Excelência. A certificação é para poucos e para obtê-la, é necessário que o hospital invista pesado em seus funcionários, adapte sua estrutura física e siga rigorosos procedimentos para combater erros e evitar danos. Por isso, embora o Brasil conte com mais de 7 mil hospitais, apenas 153 são Acreditados. E desse universo, uma parte menor ainda – 65 – possui a Acreditação Nível 3. No Sistema Unimed, inclusive, apenas 8 hospitais são certificados em Nível 3; e no Estado de São Paulo, o São Joaquim Hospital e Maternidade é o 3º hospital do Sistema Unimed a receber a certificação de Excelência.
E com a premissa de trazer a tecnologia de ponta a Franca, o São Joaquim Hospital e Maternidade inaugurou em outubro de 2011, o Núcleo Avançado de Medicina Cardiovascular. A proposta prioriza, principalmente, a rapidez na realização dos procedimentos. Trata-se de uma unidade que funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano, com horário comercial das 8h às 18h e em sistema de plantão à distância, que é acionado pelo médico cardiologista de plantão no Hospital quando necessário. Além de maquinários de última geração, o Núcleo Avançado de Medicina Cardiovascular se destaca pela qualidade dos serviços prestados, rapidez na realização dos procedimentos e, acima de tudo, humanização em relação ao paciente e sua família.
Além de todos os investimentos e a dedicação total de médicos e colaboradores para tornar o São Joaquim Hospital e Maternidade uma referência em Franca e região, a unidade ainda desenvolve atividades que além de promover a saúde, ajudam o próximo. É o caso do São Joaquim Run 10K, que hoje já faz parte do calendário oficial de Franca. O evento estimula a prática esportiva e ainda contribui com algumas instituições da cidade que cuidam de crianças e adolescentes carentes, através da doação do dinheiro arrecadado com as inscrições.
A confiança, segurança e credibilidade que o São Joaquim Hospital e Maternidade tem hoje são resultados do compromisso e dedicação dispensados a todos que chegam até a instituição, que conseguiu ao longo dos últimos anos, se tornar uma referência no segmento de saúde hospitalar, proporcionando atendimento e serviços de altíssima qualidade e acima de tudo, respeito pelo ser humano.