construir-ou-comprar-pronta

Quem busca investir em imóveis ou sair do aluguel e ter a independência da casa própria costuma ter essa dúvida. Afinal, vale mais a pena construir ou comprar pronta sua nova casa? Essa é uma questão que depende de vários fatores, mas a verdade é que não existe uma resposta certa. Tudo depende do seu momento de vida, das suas necessidades e possibilidades financeiras. 

A boa notícia é que as duas opções têm suas vantagens, ou seja, avaliando direitinho o que precisa ser levado em conta, você aproveitará os benefícios da sua escolha.

Não é difícil tomar uma decisão racional e com impactos positivos. Você só precisa ter claras as suas necessidades e contar com organização para escolher um terreno ou imóvel pronto. Depois disso, é só assinar o contrato de compra e venda na imobiliária de sua confiança e aproveitar a conquista do seu sonho.

Quer saber como avaliar todos os pontos inevitáveis e garantir que vai tomar a melhor decisão na hora de escolher construir ou comprar pronta sua nova casa? Acompanhe o post que preparamos e comece a planejar seu futuro!

O que considerar ao planejar sua compra imobiliária

Antes de começar a se perguntar como encontrar os melhores imóveis em Franca, é importante saber por onde começar. Você vai buscar terrenos? Prefere a casa já construída? Quer um sobrado? Para responder a essas perguntas, você precisa analisar alguns fatores. Acompanhe.

Orçamento

O primeiro passo para saber qual a melhor opção para você é analisar seu orçamento. Um terreno custa muito menos do que um imóvel pronto, por isso, dependendo do quanto você pode oferecer como entrada, há vantagens em comprar terrenos em Franca.

Por outro lado, se você tem uma reserva financeira que permite um financiamento imobiliário, comprar a casa construída é uma boa opção. Tudo depende do quanto você tem e do quanto pode pagar por mês no parcelamento.

Necessidades

Você já tem de forma clara na sua cabeça quais as principais necessidades que você e sua família têm? Essa avaliação é essencial na hora de decidir construir ou comprar uma casa pronta. Tenha ideia de quantos cômodos vocês vão precisar, qual a localização e se vocês querem algum detalhe imprescindível, como uma área gourmet.

Dependendo do que vocês desejam, pode ser difícil encontrar um imóvel com todas as características. Dessa forma, comprar o terreno para construir pode ser uma boa opção. O importante, nesse momento, é saber claramente o que você precisa e que “vazios” esse novo imóvel vai preencher.

Intenção

O que você pretende com esse novo imóvel? Pretende morar nele? Quer lucrar com a revenda? Tem a intenção de colocar a casa para locação? Essas respostas também podem indicar qual a melhor opção para o seu momento.

Caso você queira a casa para morar, por exemplo, e dispõe de uma reserva financeira mais modesta, talvez seja bom comprar o terreno para construir de acordo com seu orçamento. Por outro lado, se quer disponibilizar um imóvel para aluguel, comprar a casa pronta pode ser a melhor opção.

Urgência

Se você quer comprar imóveis em Franca para morar, precisa saber qual a sua urgência. Solteiros e casais que ainda têm tempo até a mudança podem apostar na compra do terreno. O mesmo vale para quem está planejando uma aposentadoria, por exemplo.

Por outro lado, se você precisa se mudar em um curto espaço de tempo, compre a casa pronta. Assim você consegue pegar as chaves assim que assinar o contrato. Depois, é só preparar a tão esperada mudança.

Construir ou comprar pronta, quais as vantagens

Para entender melhor como tudo funciona na prática, vamos listar abaixo as principais vantagens de comprar um terreno para construir ou comprar uma casa pronta. Confira!

As vantagens de comprar uma casa pronta

  • Usufruto imediato do imóvel: basta você assinar o contrato e pegar as chaves para preparar sua mudança.
  • Investimento seguro no mercado imobiliário: sua reserva financeira fica  protegida e rendendo mais do que outros investimentos.
  • Tranquilidade na compra: você não precisa se preocupar com a construção e com todos os detalhes que a envolvem.
  • Planejamento sem surpresas: não há o risco de imprevistos com as obras e atraso para sua mudança e conclusão da construção.
  • Possibilidade de renda extra: você pode colocar a casa para alugar imediatamente e começar a receber os aluguéis.
  • Sem surpresas: você assina o contrato e sabe exatamente o que vai pagar, sem gastos inesperados com materiais de construção e mão de obra.

As vantagens de comprar terreno e construir sua casa

  • Menos investimento: o terreno custa menos e você pode construir de acordo com suas possibilidades.
  • Imóvel dos sonhos: você tem a possibilidade de construir sua casa do zero e deixá-la como sempre quis.
  • Valorização: se você não quiser construir de imediato, seu terreno valoriza com o passar do tempo.
  • Tudo no seu tempo: você começa a dar andamento à construção conforme sua realidade financeira.
  • Independência: se precisar mudar de cidade ou desistir da localização, você vende o terreno e se muda tranquilamente.

Como você viu, não existe opção certa, e sim a opção mais adequada ao seu momento de vida e às suas expectativas.

Como comprar uma casa na planta e uma pronta

Independentemente da opção que você escolher, é importante que sua compra seja segura e que seu contrato seja completo. Somente dessa forma você fica respaldado juridicamente e tem a certeza de que não está pagando além dos preços praticados no mercado.

Para isso, é fundamental que você conte com um corretor de imóveis e com uma imobiliária de confiança na hora de procurar imóveis à venda em Franca. Com profissionais capacitados e experientes, você fica seguro de que fará uma boa negociação e de que o sonho não vai virar pesadelo. 

Além disso, você recebe orientações sobre as principais dúvidas, como quanto custa o metro quadrado de construção ou como comprar imóvel financiado. Veja como escolher a melhor empresa para ser intermediária na compra da sua casa ou apartamento.

Como escolher uma imobiliária para comprar imóvel em Franca

O primeiro passo para você escolher uma imobiliária em Franca é fazer uma pesquisa a respeito das principais empresas da cidade. Depois, avalie o que os clientes falam sobre a parceria, se há críticas recorrentes e se a empresa responde os consumidores de forma rápida e assertiva.

Também é importante ter a certeza de que a imobiliária tem registro junto ao CRECI, o órgão que regulamenta as atividades profissionais imobiliárias.

Portanto, se você quer comprar uma casa pronta ou um terreno em Franca, conte com a Parra. Nós temos experiência no assunto e contamos com um atendimento de excelência. Além disso, nossos consultores podem orientá-lo a respeito da melhor decisão. Clique aqui e fale com a gente!