Você está interessado em comprar imóvel financiado em Franca, mas não sabe por onde começar? Então está no lugar certo! Vamos te contar como funciona o financiamento imobiliário e, ainda, te dar dicas para encontrar a propriedade ideal. Seja qual for o imóvel dos seus sonhos, saiba que financiar é uma maneira prática de conquistá-lo. Acompanhe!

Conheça aqui empreendimentos da Parra para financiar

Comprar um imóvel financiado pode ser uma excelente opção para quem mora de aluguel – uma vez que o valor da prestação pode substituir o aluguel pago todo mês. Sem contar que, no fim do prazo estipulado no contrato, você se torna o proprietário do imóvel.

Para tomar uma decisão segura, é importante fazer um planejamento financeiro a longo prazo e entender o processo. Confira a seguir como funciona o financiamento de imóveis.

Como funciona o financiamento imobiliário

O financiamento imobiliário é a forma mais usual de compra de imóveis no país. Trata-se de uma linha de crédito habitacional oferecida por bancos, em que o mutuário tem até 35 anos para pagar.

dois tipos de financiamento disponíveis: o Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e o Sistema Financeiro Imobiliário (SFI). Confira como cada um deles funciona.

SFH

No SFH, é possível obter financiamento de imóveis residenciais no valor de até R$ 1,5 milhão. Com taxas de juros de até 12% ao ano, o financiamento cobre normalmente até 80% do valor do imóvel. Nesse sistema é permitida a composição de renda e a utilização do FGTS e as parcelas não devem comprometer mais do que 30% da renda mensal bruta do proponente. Faz parte do SFH o programa habitacional do governo Casa Verde e Amarela.

SFI

Já por meio do SFI podem ser financiados imóveis com valor superior a R$ 1,5 milhão, que não se enquadram nas regras do SFH. Não há limite no valor do financiamento e também não há regras quanto ao comprometimento da renda mensal do comprador. É possível obter financiamento de até 90% do valor do imóvel e há condições específicas para uso do FGTS.

Dicas para financiar um imóvel

Agora que você conhece os tipos de financiamento, é hora de partir para a prática. O primeiro passo é a escolha do imóvel ideal. Para isso, é importante considerar o tipo do imóvel (casa, sobrado ou apartamento), o padrão, o tamanho e a estrutura desejados. Avaliar a necessidade de vagas de garagem, suítes ou home office é um exemplo de análise que deve ser feita. 

Além disso, a localização é um fator determinante. Você e a sua família preferem morar no centro da cidade, com infraestrutura completa e próximo de tudo, ou gostariam de uma região mais tranquila e com perfil residencial?

Depois de analisar cada um desses pontos, é hora de encontrar o seu imóvel em Franca. Encontre seu imóvel no site da Parra. 

A partir daí, é só seguir os passos para financiar o seu imóvel:

  • Definir a instituição financeira para solicitar o financiamento;
  • Fazer a simulação do financiamento imobiliário;
  • Providenciar a documentação para a análise de crédito;
  • Aguardar a análise de engenharia do imóvel.

Com todas as etapas aprovadas, basta assinar o contrato e receber as chaves do imóvel.

Documentação para financiamento imobiliário

Em geral, a documentação básica para solicitação de crédito imobiliário inclui:

  • Do comprador: documento de identificação e comprovante de renda atualizado.
  • Do imóvel: certidão atualizada de inteiro teor da Matrícula.
  • Do vendedor: documento de identificação e comprovante de estado civil.

Para utilização dos recursos do FGTS são exigidos do comprador a última declaração do IR com o recibo de entrega, a Carteira de Trabalho e o extrato do FGTS. Também podem ser solicitados outros documentos.

Como financiar terreno e construção

Também é possível optar pelo financiamento imobiliário para aquisição de terreno e construção. Nessa modalidade, é necessário apresentar uma perspectiva de custos incluindo o valor do terreno, da construção e da obra finalizada. Também é permitido usar os recursos do FGTS nesse sistema de financiamento.

Por meio de parceria com bancos, há construtoras que oferecem a opção de financiamento da obra após a compra do terreno. Em geral, esse modelo prevê uma entrada de 20%, com o parcelamento do restante.

Imóveis para financiar em Franca

Depois de entender cada etapa do financiamento, é importante saber que, ao contar com o auxílio de uma imobiliária de confiança, você terá acompanhamento em todas as etapas do processo. Em Franca, venha conversar com a Parra

Se você é servidor público, professor, profissional de saúde ou de qualquer outra área, conte com a gente para encontrar o imóvel ideal. Em nossa carteira, contamos com empreendimentos e imóveis com opção de financiamento já aprovada. 

Além disso, oferecemos uma consultoria para financiamento. Basta fazer o seu cadastro e nossos consultores irão verificar as possibilidades de crédito indicadas para o seu perfil junto às instituições financeiras.

Também oferecemos suporte jurídico, com profissionais especializados para orientar todo o processo de negociação de compra e venda de imóveis com segurança e transparência. 

Aqui você garante o financiamento daquele imóvel que sempre sonhou. Ficou interessado ou interessada? Clique aqui para saber mais.

 

Você também pode gostar de:

Como amortizar o financiamento e quitá-lo mais rápido?