Chegou o tão aguardado momento de comprar o primeiro imóvel? Além da realização de um sonho, decidir o lugar para morar gera expectativas e exige alguns ajustes. Para garantir que tudo saia bem e sem correr nenhum risco, é importante ter um bom planejamento financeiro e isso também vale para quem quer saber como usar o FGTS para compra de imóvel.

Embora o trabalhador tenha total direito sobre o valor acumulado pelo FGTS, existem regras para o uso do dinheiro. O saque só pode ser feito se o trabalhador for demitido sem justa causa, se for diagnosticado com câncer ou para a compra de um imóvel.

Nesse último caso, o dinheiro pode ser usado para compra ou construção de imóvel residencial, para amortização das parcelas do financiamento imobiliário ou para quitar dívidas contraídas pela aquisição da moradia.

Para sanar as principais dúvidas a respeito do assunto e mostrar a você o que precisa ser feito para liberar seu dinheiro, preparamos este post. Ficou interessado? Continue a leitura!

Leia também: Aprenda como guardar dinheiro para comprar seu imóvel

O que é FGTS

FGTS é a sigla para Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Esse fundo, que corresponde a 8% do salário bruto, é pago mensalmente pela empresa para cada funcionário. O valor é depositado automaticamente na Caixa Econômica Federal por meio de conta aberta com o contrato de trabalho.

Regras para usar FGTS em financiamento

Existem alguns critérios para quem quer saber como liberar FGTS para compra de imóvel. Veja as regras a seguir.

  • Ter pelo menos três anos de carteira assinada sob regime do FGTS – não precisam ser três anos consecutivos.
  • Não possuir outro financiamento em andamento pelo SFH (Sistema Financeiro de Habitação).
  • Não ser proprietário de outro imóvel na cidade onde mora ou trabalha.
  • O imóvel deve ser utilizado para moradia do comprador.
  • O imóvel não pode ter pendências em sua matrícula.
  • O imóvel deve custar, no máximo, R$ 1,5 milhão.
  • O comprador não pode ter dívidas e nem ter o CPF constante em órgãos de proteção ao crédito.
  • O imóvel não pode ter sido adquirido com uso de FGTS nos últimos três anos. 

Como usar FGTS para amortizar financiamento

Confira o saldo da sua conta de FGTS e veja quanto pode ser utilizado na operação de compra, liquidação ou amortização de seu saldo devedor ou ainda, das parcelas de seu contrato de financiamento. Esse é o primeiro passo para você saber como usar o FGTS para comprar a sua casa própria.

Caso ainda não tenha utilizado o seu FGTS no contrato, reúna a documentação e entregue na agência do seu banco ou então em uma imobiliária de sua confiança. Normalmente essas empresas podem agilizar o atendimento pois já têm a expertise necessária sobre os processos de compra de imóvel com o FGTS.  

Veja a seguir a documentação necessária para utilização do FGTS no financiamento imobiliário.

  • Documento oficial de identificação.
  • Extrato de conta vinculada ao FGTS.
  • Carteira de trabalho para comprovar o tempo de trabalho sob o regime do FGTS.
  • Se você é trabalhador avulso, declaração do órgão gestor da mão de obra ou do sindicato.
  • Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF. No caso de trabalhador casado ou em união estável, apresentar a declaração de ambos os cônjuges ou companheiros de união estável.

Financiar sua casa própria

O financiamento imobiliário pode parecer algo complicado, mas não é. Basta seguir os passos abaixo na hora de comprar imóvel.

Escolha o imóvel

Antes de partir para a simulação do imóvel, faça uma busca para ver o valor das propriedades que atendem aos seus anseios e necessidades. Você pode fazer isso acessando aqui a seleção de empreendimentos da Parra Imóveis.

Faça uma simulação 

Agora que você tem o valor do imóvel, é hora de simular os valores. Isso é indicado para que você visualize as parcelas e tenha a certeza de que os valores cabem no seu orçamento. 

A simulação pode ser feita on-line. Para isso, basta que você coloque o valor que poderá oferecer como entrada e o do imóvel que você deseja financiar. Com essas informações, você tem uma ideia de como os valores são praticados, além das taxas que incidem sobre o valor do imóvel.

Solicite aqui a simulação do seu financiamento, por meio da consultoria com a Parra.

Cadastre-se e prepare a documentação

Agora que você já viu que pode arcar com o financiamento de um imóvel, é hora de ir até uma agência da Caixa para realizar o seu cadastro. Depois disso, solicite o serviço e apresente RG, CPF, comprovantes de renda e de endereço. Lembrando que, caso o titular seja casado, os documentos do cônjuge também são exigidos.

Caso prefira, você pode utilizar até duas fontes de renda para auxiliar na aprovação do cadastro. Isso ajuda a aumentar o limite do valor do imóvel e melhora as chances de aprovação.

Verifique se você foi pré-aprovado

Depois de solicitado o financiamento, a Caixa Econômica Federal envia uma resposta entre três a cinco dias úteis.

Em caso de aprovação, o banco vai apresentar os detalhes da compra, como prazo para pagamento, valor das parcelas e taxas de juros.

Informe o imóvel de interesse para avaliação

Agora que você já teve o cadastro aprovado, é hora de os engenheiros avaliarem o imóvel que pretende comprar. Simultaneamente, a Caixa começa a analisar a documentação dos vendedores. A ideia é assegurar que você fará uma compra segura e sem problemas.

Nos feirões de imóveis realizados pela Caixa, essa avaliação já foi feita, então, se tiver pressa, essa pode ser uma boa opção.

O laudo de avaliação é entregue em até 15 dias, fazendo com que a aprovação final aconteça entre 20 e 30 dias. Depois, é só assinar o contrato e preparar a mudança!

Conte com a Parra Imobiliária

A Parra é uma imobiliária de referência em Franca (SP) que possui corretores experientes no mercado. Com atendimento personalizado, preza pela ética e transparência, oferecendo serviços que orientem os seus clientes a tomarem as melhores decisões de negócio.

Converse com um de nossos consultores, que poderá intermediar a busca pelo melhor banco e encontrar as melhores opções de financiamento imobiliário para você.