garantias-locaticias

A locação imobiliária vem passando por mudanças e novidades a cada ano no país, e em Franca não é diferente. Uma dessas novidades é a diversificação das garantias locatícias.

 

Mas se engana quem pensa que entender, de verdade, sobre as garantias locatícias é fácil. São tantas particularidades que a Parra resolveu dar uma mãozinha para você e explicar certinho as particularidades e características de cada uma das garantias locatícias disponíveis no mercado.

 

Continue lendo este conteúdo e entenda mais sobre os meios de estar dentro da Lei do Inquilinato, o que é essa Lei e qual a importância das garantias locatícias dentro do contrato de aluguel imobiliário.

 

O que é uma garantia locatícia

 

A garantia locatícia é um meio de assegurar os pagamentos de aluguel imobiliário dentro de um contrato firmado, geralmente, entre três partes: imobiliária, locador (proprietário) e locatário (inquilino).

 

Essas alternativas podem ser variadas. As mais comuns são as mais antigas, como a caução e a figura do fiador locatário. Porém nos últimos anos diversas alternativas para as garantias tradicionais foram surgindo no mercado imobiliário.

 

Atualmente existem diversas opções, todas elas com o mesmo objetivo: garantir que as mensalidades sejam recebidas regularmente pelo proprietário do imóvel, mesmo nos casos de inadimplência do inquilino.

 

As exigências previstas na Lei do Inquilinato

 

A Lei do Inquilinato surgiu em 1991 para dar mais segurança aos contratos de locação imobiliária, tanto para o intermediador quanto para locador e locatário.

 

Dentre todos os importantes artigos da Lei, que dá segurança e respaldo nas negociações, ela aborda as garantias locatícias como uma exigência nos contratos e também lista suas opções previstas: caução, fiança, seguro de fiança bancária e cessão fiduciária de quotas de fundos de investimento.

 

A Lei do Inquilinato atua, em alguns casos, ao lado da  Lei 12.112/09, que regulamenta e serve como consulta para ações de despejo e de retomada do imóvel, que surgiu, 18 anos depois, para aprimorar a Lei inicial de 1991.

 

Quais os tipos de garantias locatícias

 

E dentro da Lei, vamos conhecer um pouco mais sobre as garantias locatícias? Conhecer as características de todas as opções é essencial para fazer a melhor escolha no seu próximo contrato de locação, confira:

garantias-locaticias

Fiador

 

O fiador é o mais comum dentre todos os meios de garantir aluguel no contrato e, ainda, é um dos mais utilizados, porém não é a melhor opção. Não gera custos tanto para o proprietário quanto para o inquilino na adesão, consistindo em elencar uma terceira pessoa (que complete as exigências do contrato) como avalista. Todavia, é uma desvantagem por exigir deste fiador arcar com todas as despesas em um cenário de inadimplência do inquilino. Apesar de ser a mais conhecida, cada vez menos pessoas se propõem a serem fiadores.

 

Caução

 

A caução imobiliária é uma alternativa de garantir o aluguel por meio de uma reserva financeira. Dentro do contrato em específico é acordado um valor viável para essa reserva, que costuma ser, em média, o custo de 3 aluguéis. Este valor é dado como uma garantia antecipada. Em certos casos a caução não é devolvida ao fim do contrato nos casos de não utilização.

 

Título de capitalização

 

O título de capitalização, descrito na Lei como cessão fiduciária de quotas de fundos de investimento, é um método de garantia de aluguel com uma carta de crédito comprada junto a uma instituição financeira. Com um valor pré estabelecido, o título fica retido aguardando um eventual uso. Caso não seja necessário, ao final do contrato ele é disponibilizado ao inquilino.

 

Seguro Fiança

 

O seguro fiança de locação imobiliária, por sua vez, é uma alternativa menos onerosa e tão segura quanto para garantir os pagamentos em dia na mensalidade da locação. Com o seguro fiança o inquilino paga uma mensalidade correspondente à parcela de 1,5 aluguéis, dividida por 12 meses. Com isso a seguradora garante o aluguel em casos de inadimplência e dá total segurança tanto para o proprietário do imóvel quanto para o inquilino.

 

Leia também: Confira mais sobre o seguro fiança no site da parceira da Parra, Confiax

 

Qual a melhor garantia locatícia para alugar um imóvel em Franca

 

Se você deseja alugar em Franca, uma das principais etapas é escolher sua garantia locatícia. Na Parra Imobiliária, por exemplo, você pode escolher entre as 5 opções de garantias locatícias que mencionamos.

 

A questão, claro, é qual será a melhor opção para você, dentro das suas possibilidades e realidade. Mas, definindo qual será o melhor, conte com a Parra para montar seu contrato de locação.

 

Seja para alugar sem fiador, sem custos mensais ou com a maior segurança possível, acesse o site da Parra e confira as opções.