O mercado imobiliário é um dos setores mais seguros que existe para investimento, porque os imóveis são um patrimônio rentável e duradouro. Além de imóveis prontos, o setor de terrenos e loteamentos é um dos mais aproveitados pelos investidores por uma série de motivos: diminuição da taxa Selic, facilidade no acesso ao crédito imobiliário e valorização no setor de construção civil.

Portanto, comprar um lote é um bom investimento e costuma ser mais benéfico por oferecer maior retorno financeiro e alto índice de valorização. A prova disso é que as pesquisas apontam para um crescimento nesse tipo de investimento há mais de uma década.

De acordo com o Secovi-SP (Sindicato das Empresas de Compra e Venda de Imóveis), no estado de São Paulo houve um aumento de 8 projetos aprovados, 1.328 lotes previstos em 2010 para 446 projetos e 130.355 lotes previstos em 2019. É uma transformação no mercado imobiliário que começou a atrair desde os investidores mais experientes até aqueles mais novos no ramo. 

Referente ao número de vendas: os lançamentos nas cidades paulistas, em 2019, totalizaram 36,4 mil lotes, volume 8% superior ao registrado no mesmo período em 2018 (33,6 mil lotes). 

Será que investir em lote em Franca é o que você precisa para proteger seu patrimônio e ver seu dinheiro render? Neste artigo, você vai conferir tudo o que precisa para ter a certeza do seu investimento e muito mais.

Leia também: O que é melhor, construir ou comprar pronta sua nova casa?

Terreno e lote são a mesma coisa?

Antes de tudo, é importante entender a diferença entre terreno e lote. Veja abaixo!

  • Terreno: é um grande pedaço de terra, urbano ou rural, destinado à construção de imóveis. Também podem ser usados para criação de animais e para plantações, alternativas mais comuns nas zonas rurais. 
  • Lote: é a divisão do terreno em diversas partes, em geral com metragens iguais, que podem ser vendidas separadamente, alternativa muito comum em condomínios residenciais.

Por isso, podemos concluir que o dono de um terreno pode fazer um loteamento. Isso aconteceria por meio das divisões, que comumente são do mesmo tamanho. Esses pedaços de terra são chamados de lotes, ou seja, dentro de um terreno pode haver diversos lotes de donos diferentes.

Cada dono tem autonomia para construir em seu lote. Isso é bastante comum em condomínios horizontais e verticais. Esses empreendimentos comercializam os lotes e cada morador fica responsável por sua própria moradia.

Por que comprar um lote em Franca?

Comprar um lote em Franca pode ser o que você buscava para investir seu dinheiro com segurança e garantia de valorização. É a oportunidade de você construir um imóvel de acordo com as novas tendências do mercado imobiliário. 

Nos últimos tempos, principalmente por conta da pandemia do COVID-19, as pessoas têm ficado mais dentro de suas casas. Isso tudo modificou o conceito de lar dos consumidores e, agora, eles buscam imóveis que proporcionem espaços exclusivos de lazer e ambientes integrados para valorizar o espaço e a iluminação natural.

Para você ter uma ideia, de acordo com o Imovelweb, um dos maiores portais imobiliários do país, a busca por imóveis com quintal, varanda e espaço para escritório cresceu expressivamente. Com relação à varanda, o aumento foi de 128% de maio de 2019 até o mesmo mês de 2020.

Já a EmCasa, startup especializada em transações imobiliárias, fez um estudo específico sobre o aquecimento do mercado imobiliário durante a pandemia. Dentre as preferências do consumidor estão a presença do sol pela manhã (41%), varanda (36%), piscina (18%) e academia (9%). 

Comprando um lote, você pode investir na construção de um imóvel com essas características, o que vai contribuir para vendê-lo ou alugá-lo muito mais rápido do que os imóveis prontos que não possuem esses benefícios.

Como comprar um lote com segurança?

Está convencido de que comprar um lote é um bom investimento? Então você precisa saber como realizar uma transação segura e evitar fraudes e prejuízos. Para ajudá-lo, preparamos algumas dicas imprescindíveis para que você faça uma boa compra e não tenha arrependimentos. Confira abaixo.

Confira toda a documentação do lote

Esse passo é fundamental para você conferir se está tudo em dia com o lote e se não há pendências. Antes da compra, você pode exigir alguns documentos. São eles. 

  • Certidão Negativa de Débitos (CND).
  • Documentos pessoais do vendedor, caso seja pessoa física (CPF, RG, certidão de casamento, comprovante de residência.
  • Certidão de Propriedade do Imóvel atualizada.
  • Histórico do terreno.
  • Carnê de IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano).
  • Matrícula no Cartório de Registros de Imóveis.

Esses documentos ainda atestam que o vendedor é realmente proprietário e se não há dívidas ou penhoras. 

Faça uma visita ao lote

Acredite: muitas pessoas fecham negócios somente baseadas em fotos de anúncios. Para não ser enganado, é importante que você visite o local e analise as características do lote. 

Desta forma, você fica ciente da posição do lote em relação aos demais lotes do terreno, conhece a localização exata, analisa os desníveis e têm uma melhor noção da dimensão do imóvel.

Conte com a ajuda de uma imobiliária de confiança

O ideal é que você realize a compra por intermédio de uma imobiliária. Essas empresas garantem uma transação segura e também um contrato completo. Antes de assinar a documentação de compra, confira os outros empreendimentos da empresa, veja se há reclamação de outros compradores e verifique se tudo foi feito dentro do prazo prometido.

Além disso, você precisa avaliar se os corretores atuam na legalidade e se têm registro no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), órgão que fiscaliza e direciona as atividades da profissão.

Com isso, você consegue realizar uma transação sem dores de cabeça e de acordo com o que planejou para a sua vida. 

Encontre os melhores projetos de loteamentos em Franca

Há anos nós trabalhamos com loteamentos em Franca. Nos especializamos no setor e, por isso, você pode contar com consultores que vão lhe mostrar o melhor caminho para investir em imóveis em Franca. 

Além disso, temos parcerias com construtoras e incorporadoras reconhecidas por projetos de excelência. Conte conosco para conhecer os melhores empreendimentos em Franca e investir no mercado imobiliário!

Leia também: Investimento em imóveis: quais as tendências de 2021