Município do interior paulista localizado em uma das regiões mais desenvolvidas economicamente no estado, a cidade de Franca (SP) conta com vários atrativos. Justamente por isso, recebe diariamente moradores de municípios próximos tanto de São Paulo quanto de Minas Gerais. Conheça a seguir mais detalhes sobre a história da cidade e também curiosidades sobre Franca. Boa leitura!

Cidade de Franca - SP

Franca está localizada na região Nordeste de São Paulo, uma das áreas com maior incidência solar do estado. Por isso, reúne condições naturais que, somadas à ótima infraestrutura, contribuem para investimentos empresariais constantes.

A cidade também se destaca em qualidade de vida, estando entre as melhores cidades do Brasil para se viver. Em 2021, ficou na sexta colocação do ranking de melhores cidades listadas pelo Índice de Desafios da Gestão Municipal (IDGM), da consultoria Macroplan. O levantamento considera a evolução de 15 indicadores relacionados à educação, saúde, segurança e saneamento básico.

População de Franca

Com 358 mil habitantes (dados estimados para 2021 pelo IBGE), Franca recebeu essa denominação para homenagear o criador do então Distrito, Antônio José da Franca e Horta, governador da Capitania de São Paulo.

História de Franca

A emancipação do município de Franca aconteceu em 28 de novembro de 1824, sendo elevado à categoria de cidade em 24 de abril de 1856. Em 1838, o local foi teatro de revolta, por parte do capitão Anselmo Ferreira de Barcellos - episódio conhecido como Anselmada. Durante o motim, foram cometidos atos bárbaros e somente com o fim da turbulência Franca passou a ser sede de uma comarca, em 1939.

Até então denominada Franca do Imperador, o nome foi alterado para Franca em 1889, por decisão da Câmara Municipal. 

Muitos imigrantes fazem parte da história de Franca, com destaque para os italianos que chegaram impulsionados pela expansão do café na região. Foram eles que montaram a primeira indústria de calçados da cidade, setor que desenvolveu-se no município a partir da década de 1920.

Onde fica a cidade de Franca - SP?

Franca fica a 400 km da capital, São Paulo. Faz limite com os municípios paulistas Batatais, Cristais Paulista, Restinga e Patrocínio Paulista, e também com as cidades mineiras Ibiraci e Claraval.

Mapa de Franca - SP

Confira a seguir o mapa de Franca.

Títulos de Franca

Franca é conhecida por vários títulos, baseados em algumas das principais vocações da cidade. Acompanhe!

  • Capital do Café: Franca tem mais de 100 anos de tradição no cultivo de café e, hoje, é um dos polos cafeeiros da chamada Alta Mogiana, que congrega 15 municípios paulistas e 8 mineiros. 


A terra roxa, propícia para o cultivo do grão, aliada a modernas técnicas de beneficiamento, fazem da região uma das mais tradicionais produtoras do café especial no país.

  • Capital do Calçado: A indústria calçadista cresceu no município ao longo da década de 1920 e a cidade já foi considerada a maior produtora de calçados masculinos do Brasil e da América Latina. Na década de 1970, Franca chegou a contar com 360 indústrias do setor, destacando-se também na exportação do produto. Atualmente, possui cerca de 100 empresas no ramo.
  • Capital do Basquete: Franca é, há mais de 60 anos, um dos principais redutos do basquete no país. O time local possui 11 títulos nacionais, além de títulos estaduais, pan-americano de clubes, entre outros. A cidade natal de Hélio Rubens Garcia (ex-jogador e ex-técnico da seleção brasileira de basquete) também tem tradição na formação de novos atletas.

O que fazer em Franca?

Depois de saber todas essas informações sobre Franca, é hora de descobrir o que fazer na cidade. Praças, parques, teatros, museus, cinemas, ciclovias estão entre as opções que o município oferece para quem busca lazer e entretenimento

Franca (SP) - pontos turísticos

Entre os atrativos mais conhecidos de Franca está o Relógio do Sol, monumento histórico construído entre 1886 e 1887 pelo frei capuchinho francês Germano D’Annecy. Um dos símbolos da cidade, está localizado na Praça Nossa Senhora da Conceição, na região central. O relógio tem quatro mostradores de horários, um mostrador zodiacal e a posição de Franca na esfera celeste. Há apenas mais um exemplar do relógio no mundo, na cidade de Annecy, na França.

O Parque de Exposições Fernando Costa é outro ponto bastante visitado em Franca. A área do parque tem aproximadamente 150 mil m². Com construções de arquitetura no estilo colonial clássica, o local é tombado e considerado patrimônio histórico e cultural do Estado de São Paulo. Conta com trilha para caminhadas e recebe vários visitantes para aproveitar a área verde.

A região é rica em atrativos naturais, principalmente na divisa com Minas Gerais. A área lindeira conhecida como Grandes Lagos, formada pela represa do Rio Grande e reservatórios das usinas, possibilita o turismo náutico, de pesca e de aventura, entre outros.

Imóveis em Franca

Se você procura imóveis em Franca, a Parra Imobiliária é o lugar certo. Somos referência em vendas e locação de imóveis residenciais e comerciais na cidade. E somos especialistas na comercialização de loteamentos, em parceria com construtoras e incorporadoras reconhecidas.

Assim, conte com nosso time de profissionais para encontrar o imóvel ideal para você nas melhores localizações de Franca.