Quem nunca se perguntou sobre esse tipo de investimento, que atire a primeira pedra. Pois fique sabendo que o mercado imobiliário vem se aquecendo ao longo dos últimos anos, muito pela mudança de perfil dos consumidores. Há muita gente hoje em dia, principalmente o público mais jovem, que prefere viver de aluguel.


Sem sombra de dúvidas, investir em imóveis é um bom negócio. Mas é preciso ficar atento aos números, retornos de investimento, projetos imobiliários, perfil de imóveis, tudo para que a sua escolha seja bem sucedida. Neste artigo vamos entrar mais nesse assunto e esclarecer se também vale a pena comprar imóvel para alugar. Continue lendo e saiba mais! 


Neste artigo, você encontrará:

  • Vale a pena comprar imóvel para alugar?
  • Motivos para investir em imóveis para alugar
  • Vale a pena comprar imóvel financiado para alugar?
  • Como investir em imóveis para alugar
  • Investir em imóveis em Franca

Vale a pena comprar imóvel para alugar?


Não seria honesto dizer que não existem riscos com investimentos em imóveis. Todo e qualquer investimento tem o seu risco, assim como toda decisão que tomamos tem seus prós e contras.


 Mas a verdade é que investir em imóveis para alugar é muito vantajoso pela solidez do negócio. Um imóvel é um bem durável e se bem cuidado e preservado pode gerar renda extra por muitos anos.


No momento em que você estiver pensando em investir em imóveis, tenha em mente dois cenários importantes: ganho de capital (você pode ganhar dinheiro somente com a valorização do imóvel, já que há uma tendência natural de se valorizar com o tempo, principalmente quando comprado na planta) e geração de renda (ficar recebendo a renda proveniente de aluguéis).


Como avaliar se investir em imóvel para alugar vale a pena

É preciso levar em consideração alguns fatores para saber se vale a pena investir em um imóvel para alugar:

  • Tipo do imóvel: avalie o tipo de imóvel para fazer um investimento mais rentável. Residencial ou comercial? Apartamento ou casa? Condomínio fechado ou imóvel de rua? Tudo isso implicará na rentabilidade final.
  • Mercado: como é a região em que o imóvel está localizado? Há muitos imóveis? São novos ou mais antigos? Há muita procura pelo bairro?
  • Risco de vacância: considere a possibilidade do imóvel ficar vago por mais tempo que o esperado. Isso pode comprometer seu planejamento de renda.

Leia também: Cresce investimento em imóveis no setor residencial.


Motivos para investir em imóveis para alugar

1. Rentabilidade 

O retorno financeiro desse tipo de investimento é uma das principais vantagens. Em cenários de instabilidade econômica, a valorização de um imóvel pode lhe render frutos bem maiores do que algumas aplicações, por exemplo.


Os imóveis residenciais costumam ter uma rentabilidade menor, quando comparado a imóveis comerciais. Por isso, alguns perfis de investidores preferem apostar em lojas, galpões, salas comerciais, por exemplo.


1.2. Quanto rende um imóvel alugado?

A rentabilidade de imóveis alugados varia numa média de 0,3% a 0,5% por mês, o que representa no final do ano algo em torno de 5% a 6%.


1.3. Como calcular a rentabilidade do investimento com aluguel

Para saber a rentabilidade que um determinado imóvel produz, basta dividir o valor do aluguel pelo valor do imóvel. Por exemplo: se o valor do imóvel foi R$ 400.000,00 e você aluga por R$ 1.500,00, nesse caso, a rentabilidade do investimento foi de 0,37%. 


2. Segurança

Uma estratégia bastante utilizada por investidores é avaliar os investimentos por nível de risco para evitar perdas. Considerando isso, investir em imóveis é um risco praticamente inexistente, considerando que se trata de um patrimônio sólido e com grande perspectiva de valorização.


3. Valorização

Falando em valorização, precisamos sim dar um destaque a ela. Desde que bem administrado, um imóvel sempre se valoriza, principalmente pelo fato das pessoas necessitarem de uma moradia. A depender das condições e tipo de imóvel, localização e infraestrutura complementar, como em casos de imóveis em condomínio fechado, essa valorização tende ser ainda maior com o tempo.


Comprar um imóvel na planta é uma excelente escolha, pois o investimento inicial tende a ser bem mais baixo do que exige um imóvel já pronto.


Aproveite o tema e leia: Saiba o que valoriza um imóvel para vender ou alugar rápido


4. Resistência ao tempo

Imóveis são bem duráveis. Esse tipo de investimento que você faz hoje, para aumentar o seu patrimônio, por exemplo, pode perdurar por toda a sua vida e ainda ficar de herança para filhos, netos, os quais podem continuar dando sequências às próximas gerações. 


5. Liquidez

O dinheiro aplicado em um imóvel para investimento sempre volta ao investidor, seja por meio de aluguéis ou por venda.


Vale a pena comprar imóvel financiado para alugar?

Tudo vai depender do seu planejamento. Comprar um imóvel para alugar, mesmo que financiado, como forma de investimento, vai valer a pena se o investidor soube se planejar. 


Ao considerar comprar um imóvel financiado para alugar, é importante analisar os gastos que você terá com o financiamento, somado ao possível risco de passar um tempo sem inquilino. Se isso acontecer, além das parcelas do imóvel, você terá custos com o IPTU, condomínio (em caso de imóveis em condomínio fechado), taxas de serviço e demais contas que normalmente são repassadas ao inquilino.


Cada mês que o imóvel passa sem um inquilino é um mês a mais sem receber o dinheiro esperado. Uma boa forma de evitar que isso aconteça é contar com o auxílio de uma imobiliária experiente na administração de imóveis. Além dela trabalhar para que seu imóvel esteja sempre sendo alugado, ela garantirá que os aluguéis sejam pagos em dia.

 

Como investir em imóveis para alugar? 

Você não precisa dispor de uma grande reserva de dinheiro para investir em imóveis. Como mencionado acima, com planejamento bem definido, é possível adquirir um imóvel financiado ou começar o investimento por meio de consórcio imobiliário, por exemplo.


Contudo, tenha cautela. Parece óbvio, mas é importante reforçar que nenhum investimento deve ser decidido por impulso.


Dicas para quem quer comprar apartamento para alugar

Uma boa dica para quem quer começar esse investimento em imóveis é priorizar imóvel na planta ou terrenos em condomínio, por exemplo, que são alternativas com custo mais baixo e garantem lucro de médio a longo prazo, após entrega do empreendimento.


Vale também considerar a qualidade do imóvel: procure bons imóveis, que agradem o perfil de clientes locatários. O imóvel precisa estar numa área segura, de fácil acesso, com boa aparência e conservação e que seja uma unidade prática, com cômodos bem divididos, bom de se morar.


Uma prática comum no mercado é a compra de imóveis usados, mais antigos, que carecem de algum tipo de reforma. E essa reforma é capaz de tornar o bem muito valioso. 


Investir em aluguel de kitnets

Kitnets costumam ter uma grande procura. Por esse motivo, é um bom investimento. Normalmente a compra não demanda grandes valores, a manutenção é mais prática e as possibilidades de melhorias são mais fáceis, como em caso de colocar móveis planejados, eletrodomésticos, decoração.


Investir em imóveis em Franca

A Parra Imobiliária oferece uma assessoria completa para quem deseja investir em imóveis em Franca - SP, que vai desde a escolha do imóvel até a assinatura do contrato. Fale conosco e conheça a nossa carteira. Lançamentos, terrenos em loteamentos, imóveis novos ou usados: temos o perfil ideal para você fazer o seu investimento.