Saber como calcular a valorização do imóvel é extremamente importante para quem está em busca de boas oportunidades. Afinal, o mercado imobiliário recebe influência de muitos fatores e sua decisão deve ser baseada em dados.

Seja você um comprador, seja um vendedor, é certo que essa informação o ajudará a fechar um bom negócio. Pensando nisso, preparamos este material com tudo o que você precisa saber para fazer um cálculo realista e assertivo. Acompanhe!

Como calcular a valorização do imóvel 

Você já deve ter ouvido falar na lei da oferta e da procura, certo? Quando falamos em compra e venda de imóveis, esse é um fator que influencia bastante os preços. Mas não é só isso!

Na hora de calcular a valorização do imóvel, existem diversos pontos que não podem ser ignorados. Conhecê-los é uma forma de assegurar uma precificação correta e aproveitar melhor as oportunidades. Veja a seguir quais são!

Fatores que valorizam o imóvel

O cálculo da valorização imobiliária deve ser feito por um especialista, pois é quem domina toda a complexidade do mercado. No entanto, é importante que você conheça os fatores que contribuem para o aumento do preço de uma casa ou apartamento.

Vale lembrar que essa não é uma lista fechada e padronizada. Na verdade, os pontos variam e evoluem conforme a demanda da sociedade. Assim, imóveis adequados às novas necessidades do consumidor podem sofrer uma maior valorização.

De todo modo, veja uma lista com os fatores que mais interferem nessa dinâmica:

  1. Localização
  2. Estrutura do imóvel
  3. Acabamento
  4. Estado de conservação
  5. Tamanho
  6. Sustentabilidade
  7. Segurança
  8. Índices de mercado

Como fazer o cálculo de valorização do imóvel?

Mas como fazer o cálculo de valorização do imóvel? Como dissemos, conhecer os fatores que afetam os preços é importante, mas é apenas o primeiro passo para chegar a um valor coerente com o mercado.


Em primeiro lugar, você deve saber que não existe uma fórmula secreta para isso. A análise é complexa e precisa ser feita com base em informações e observações — daí a importância da ajuda de um especialista.

As imobiliárias e os corretores de imóveis têm a experiência e conhecimento necessários para chegar a um valor justo. Aliás, essa visão profissional leva em consideração as flutuações de preços comuns no mercado, ajudando-o a identificar uma boa oportunidade.

Ainda assim, existem recursos que podem ajudar, como o índice FipeZap — desenvolvido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Ele monitora como os preços são formados, levando em consideração os anúncios de imóveis.

O índice é apresentado uma vez ao mês, com base em mais de 500 mil cotações. Portanto, pode servir de parâmetro, embora não exclua a análise de todos os fatores mencionados anteriormente.

Qual a valorização média de um imóvel por ano?

A valorização média de um imóvel por ano varia conforme a análise dos fatores que influenciam em sua precificação, mas gira em torno de 15% a 20%.

Esse é um parâmetro que se aplica aos bens com boa localização, acabamento de qualidade e conservação em dia. No entanto, aspectos relacionados à economia do país também podem afetar essa expectativa e demonstram como a precificação deve ser realizada com atenção e estudo de mercado.

Como calcular a valorização de um imóvel na planta

A compra de um imóvel na planta pode ser uma grande oportunidade, pois a valorização média é de 20% a 50% do valor negociado. Mais uma vez, é preciso destacar que isso dependerá da identificação das melhores oportunidades.

Para calcular o valor exato da valorização de um bem adquirido nessa modalidade, você deve dividir o valor do bem no dia da entrega das chaves pelo valor que a unidade foi adquirida.

Como calcular a valorização de um terreno

A valorização de terrenos tem uma dinâmica um pouco diferente dos imóveis, visto que alguns fatores não são considerados, como o acabamento e o estado de conservação. Nesse caso, a localização e o tamanho são os aspectos que mais afetam seu preço ao longo dos anos.

Como padrão de mercado, o cálculo é feito com base no valor do m². Assim, quanto maior o terreno e melhor localizado, mais caro ele será.

Imóveis em Franca: fale com a Parra

Este post foi útil para você? Como vimos, aprender como calcular a valorização do imóvel é uma boa prática para qualquer pessoa que esteja pensando em vender ou comprar uma casa, apartamento ou terreno.

Quanto mais informações você tiver em mãos, maiores serão as chances de fechar um bom negócio. Além disso, você pode sempre contar com a ajuda de especialistas e tornar essa missão menos desafiadora.

A Parra Imobiliária conhece Franca como ninguém e tem uma equipe de profissionais altamente qualificados para auxiliar você em todas as fases: da pesquisa de mercado à negociação.

Nosso maior diferencial é a excelência nos serviços de venda, locação e administração de imóveis residenciais. Além disso, temos parcerias com as melhores construtoras e incorporadoras, o que fortalece ainda mais nossa atuação e conhecimento do mercado local.

Ao longo de mais de 25 anos de história construímos uma trajetória sólida e com máximo respeito às necessidades dos nossos clientes. Por isso, na hora de vender ou comprar, não perca tempo. Entre em contato com a Parra e esteja mais perto do seu sonho!