Ao separar os documentos necessários para alugar um imóvel você se viu perdido em meio a extensa lista de exigências e burocracia? 

Por vezes, são tantas exigências que complicam a vida de quem precisa se mudar rapidamente e impedem pessoas que querem sair da casa dos pais, por exemplo, consigam dar esse passo de forma tranquila. 

Apesar dos transtornos, a documentação é importante para garantir maior segurança para ambos os lados interessados na locação de um imóvel. Por isso, é possível descomplicar esse processo e neste artigo você poderá ler mais sobre: 


A importância dos documentos necessários para alugar um imóvel


Precisamos concordar que reunir uma papelada, para qualquer fim, é um trabalho chato e cansativo, especialmente quando você vai se mudar e precisa reunir uma infinidade de documentos necessários para alugar um imóvel

Apesar disso, essa obrigação existe por diversos motivos e é possível alugar um imóvel rápido, desde que você faça negócio com a imobiliária certa. 

As documentações, no caso de transações imobiliárias, servem para dar uma série de garantias e seguranças para ambas as partes, seja:

  • comprador e vendedor;
  • proprietário e inquilino;
  • imobiliária e anunciante.

No caso do aluguel, recolhemos documentações do imóvel e do proprietário, para confirmar posse, estado legal do imóvel e do seu dono e a viabilidade de locação, seja para moradia ou uso comercial. Já dos inquilinos recolhemos documentação para comprovar seu estado legal e, também, sua capacidade de arcar com os custos de locação a longo prazo.

Toda essa documentação é analisada pela equipe jurídica que montará o contrato de aluguel e, por isso, é tão importante. Sem a documentação, o advogado responsável não saberá se, por exemplo, a casa em questão tem viabilidade comercial e se, por ventura, o inquilino conseguirá manter os pagamentos de forma constante durante todo o período.

 




Quais os documentos necessários para alugar um imóvel em Franca?

Pela Lei do inquilinato, para alugar um imóvel em Franca são necessários documentos para contrato de aluguel que abrangem  a pessoa física, seus rendimentos e as garantias necessárias.

Confira o checklist ideal para se preparar:


1. Documentos pessoais

Os primeiros documentos a serem apresentados são os documentos pessoais, como RG e CPF. Para pessoas jurídicas é necessário o contrato social, ficha de inscrição estadual e/ou municipal e o cartão de CNPJ, além dos documentos pessoais dos sócios.


2. Comprovante de renda

Também são solicitados comprovantes de renda, como os 3 últimos holerites ou 3 extratos bancários completos dos últimos três meses. Este valor precisa ser 3 vezes superior ao valor do aluguel do imóvel pretendido. Para PJ é solicitado o último balanço feito por contador certificado.


3. Comprovante de residência

Qualquer documento, como uma fatura de luz, serve como um comprovante de residência para pessoa física, lembrando que precisa estar em nome do futuro inquilino. Nos casos de PJ é necessário o comprovante de endereço e de propriedade da empresa, além dos comprovantes pessoais dos sócios.


4. Imposto de Renda

Declarante ou não, é solicitado o último imposto de renda do inquilino para conferência. Para PJ é pedido a última declaração de imposto de renda da empresa.


O que é garantia locatícia?

Uma garantia locatícia é uma forma de assegurar que o pagamento do aluguel será realizado dentro do contrato, prevista na Lei do Inquilinato.

 Atualmente existem diferentes alternativas, desde as mais tradicionais como a presença de um fiador até o seguro fiança feito com o cartão de crédito. 

Quais são os documentos necessários para contratar garantia locatícia?

Nos casos de inadimplência do inquilino, o proprietário receberá seu aluguel normalmente, por alternativas que cobrem o aluguel atrasado, “garantindo” a taxa de locação, e é daí que vem seu nome. Confira os documentos das principais garantias locatícias:


1. Documentos para alugar imóvel com fiador

A mais comum das garantias, ela aloca uma terceira pessoa para cobrir o aluguel no lugar do inquilino. Para sua contratação é preciso dos seguintes documentos do fiador: 

  • documentos pessoais;
  • comprovante de renda atualizado;
  • eventuais certidões de casamento e documentos do cônjuge;
  • comprovante de renda (superior 3 vezes ao aluguel);
  • matrícula de um imóvel em seu nome no estado de São Paulo.

2. Documentos necessários para o Seguro Fiança

Contratado junto a uma seguradora, funciona como um seguro de carro, se der algo errado o seguro cobre. Para sua contratação é preciso de:

  • documentos pessoais; 
  • comprovante de renda e comprovação de renda (que pode ser feita por composição de renda com outras pessoas).

Vale ressaltar que o Seguro Fiança é a modalidade que mais cresce em adesão no mercado de locação imobiliária, tanto pela segurança que ela gera ao proprietário quanto pela facilidade de contratação por parte do inquilino, que não depende de outras pessoas e não tem um comprometimento de renda grande, se tornando extremamente acessível e muito confiável para ambas as partes.


3. Fiança por cartão de crédito

Neste caso o inquilino utiliza seu próprio cartão de crédito como fiador, assim ele não envolve um terceiro e nem precisa contratar um seguro. Para utilizá-lo ele precisará de:

  • documentos pessoais;
  • comprovante de residência;
  • última fatura do cartão de crédito;
  • um limite pré-estabelecido pela intermediadora.


4. Caução por capitalização

Neste modo de garantia o inquilino compra uma carta de crédito em forma de título de capitalização junto a uma instituição financeira. Este dinheiro fica aplicado e só é retirado em caso de inadimplência, caso contrário pode ser sacado pelo inquilino ao fim do contrato. Para esta garantia você precisará de:

  • documentos pessoais;
  • comprovante de residência e de renda.

O que considerar antes de alugar um imóvel?

Antes de pensar na documentação para alugar um imóvel, é importante escolher a casa ou apartamento perfeito para se tornar o seu lar. Para isso, é importante levar alguns pontos em consideração: 


  • localização: é um dos fatores prioritários e é importante pensar na sua rotina, se o local é de fácil acesso e se há opções de transporte público, áreas de lazer, serviços e comércios necessários para o seu dia a dia nas proximidades; 
  • vizinhança: o espaço tem a localização perfeita? Então é hora de chegar como é a vizinhança. Tente visitar o imóvel em diferentes momentos do dia para observar fatores como barulho, movimentação da rua e mais; 
  • condições físicas: não importa se o imóvel é novo ou usado, é importante ter atenção redobrada com a pintura, piso, janelas e acebamentos;
  • imobiliária: se o imóvel passou por todos os testes e você o considera perfeito para ser o seu próximo lar, é hora de entender se as condições de locação oferecidas pela imobiliária são viáveis para você e se a equipe poderá te oferecer suporte.

Como alugar um imóvel em Franca sem burocracia?

Com a Parra Imobiliária você tem a opção de aluguel online, que  não exime você de reunir os documentos citados, mas os sistemas de cadastro e confecção de contrato online te livram da burocracia de enfrentar filas de cartório. 

Desde 2020, com o isolamento social causado pela pandemia de Covid-19,  foi necessária a modernização de sistemas para evitar o processo físico de certas transações, como a contratação de imóveis por aluguel. 

Com isso você pode escolher seu imóvel, preencher a ficha de cadastro, anexar seus documentos, revisar o contrato e assiná-lo, tudo de forma online e segura.

Acesse o site da Parra e confira meios de alugar seu imóvel de forma online, segura e com menos burocracia. Saiba mais sobre o aluguel facilitado da Parra.