Vai se mudar e já começou a ter pesadelos com caixas amontoadas e não conseguir encontrar absolutamente nada no período de transição? Saber como organizar uma mudança é crucial para tornar esse processo mais calmo. 

Isso porque, sem organização e planejamento, a mudança pode se tornar muito cansativa e estressante. Por isso, neste artigo você poderá conferir as seguintes dicas para trazer um pouco de paz para o momento:

  • Como organizar a sua mudança passo a passo?
  • Como encaixotar as coisas na hora da mudança?
  • Quando começar a organizar a mudança? 
  • Encontre o imóvel ideal em Franca e comece organizar sua mudança 

Como organizar a sua mudança passo a passo?

Para entender como organizar a sua mudança é preciso saber que não adianta sair encaixotando todos os seus pertences de forma aleatória. É importante ter o mínimo de organização e seguir alguns passos. 

Se organizar com antecedência

Essa dica pode parecer óbvia, mas talvez seja a mais importante entre todas. Um bom planejamento irá fazer com que o restante das questões sejam tranquilas. 

Por isso, anote tudo que você irá precisar nesse momento, seja quais forem os materiais necessários para embalar as suas coisas ou até mesmo os profissionais que precisarão ser contratados para desmontar móveis, realizar reparos ou transportar a mudança.

Pratique o desapego

Uma mudança é o momento ideal para avaliar quais são as roupas, objetos, móveis, sapatos, acessórios ou qualquer outro item que você não utiliza mais e conseguir se desapegar.

Para facilitar, separe os itens entre:

  • Lixo: Tudo que não tem mais utilidade para você e nem teria para outra pessoa, seja roupas rasgadas, objetos quebrados, peças soltas. 
  • Doação: Aqueles itens que você não utiliza mais há pelo menos seis meses, mas que ainda podem ser utilizados por outras pessoas, seja roupas que não te servem mais ou brinquedos das crianças que já cresceram.
  • Venda: Avalie a sua nova casa. Caso o novo espaço seja menor do que o atual ou já possua móveis planejados, pode ser a chance de vender alguns móveis que estão em bom estado de conservação e que não farão sentido no novo lar.
  • Nova casa: Depois dessa curadoria atenciosa, os itens que sobraram são os que realmente possuem utilidade no seu dia a dia e que vão fazer sentido na nova configuração de moradia. Esses são os que você irá precisar embalar.

O que arrumar primeiro em uma mudança? 

Chegou a hora de começar a embalar os seus pertences, nessa etapa você vai precisar separar algumas caixas de papelão ou malas. A partir disso, é possível iniciar o processo empacotando o que está sendo menos utilizado na sua rotina atualmente. Um exemplo são roupas de frio e cobertores, caso seja verão ou itens de praia se estiver no período mais frio do ano.

Organize a mudança

Uma dica importante é empacotar os itens por cômodos, deixando as caixas bem identificadas. Assim, quando transportadas, você pode colocar tudo em ordem sem dor de cabeça, sabendo exatamente onde cada objeto está. 

Desative serviços da casa antiga

Antes de finalizar a sua mudança, desative os serviços como internet, telefone e TV a cabo. Lembre-se também de retirar o seu nome das contas de energia e água e, por fim, transfira as correspondências para o novo endereço. 

Faça os reparos necessários 

Na hora de reformar um imóvel alugado podem surgir algumas dúvidas sobre o que é ou não obrigação do inquilino. Geralmente, essas questões já estão previstas em contrato no momento da locação. 

A Lei do Inquilinato (nº 8245/91) prevê que é obrigação do locatário entregar o imóvel nas condições que encontrou. Ou seja, é importante realizar reparos como pintura ou consertar buracos na parede. 

Como encaixotar as coisas na hora da mudança?

Saber como encaixotar os seus pertences vai te ajudar a ter uma mudança muito mais tranquila e organizada. Por isso: 

  • Não sobrecarregue as caixas com muito peso: além de ficar mais difícil de carregar, elas podem ceder e causar prejuízo e bagunça; 
  • Reforce as laterais com fita: para evitar que a caixa se abra enquanto estiver sendo carregada, feche e reforce todos os pontos de abertura com fita; 
  • Identifique as caixas: coloque etiquetas para informar o que tem dentro de cada caixa e de qual cômodo ela pertence. Um exemplo de etiqueta seria algo como "Cozinha - Copos e taças";
  • Proteja os itens frágeis: embale itens de vidro e porcelana com plástico, bolha ou jornais 

Encontre o imóvel ideal em Franca e comece organizar sua mudança 

Agora que você já sabe como organizar uma mudança do zero, que tal focar na parte mais importante? É a hora de encontrar um novo lar do jeito que você sempre sonhou. 

Encontre o seu novo lar com a Parra Imobiliária. Confira as opções disponíveis e pode começar a planejar a sua mudança