Chegou a hora de escolher o seu imóvel e surgiu aquela dúvida entre casa térrea ou sobrado? As duas opções atraem famílias interessadas em mais espaço e liberdade. Porém, cada um desses dois tipos de imóvel possui características específicas. Confira neste artigo quais são as vantagens e os diferenciais de uma casa térrea e de um sobrado e prepare-se para tomar a melhor decisão.




Casa térrea ou sobrado?

A busca pela segurança do imóvel próprio está cada vez mais aliada à procura por uma residência que atenda não só às necessidades, mas também aos desejos dos futuros moradores. 

Nesse sentido, as casas e os sobrados têm qualidades que se destacam como ambientes mais espaçosos, privacidade e, ao mesmo tempo, liberdade - se comparados a um apartamento, por exemplo.

Continue com a leitura para conhecer melhor as características de casas e de sobrados.


O que é uma casa térrea? 

A casa térrea trata-se de um imóvel de apenas um pavimento. Assim, todos os cômodos da residência encontram-se em um único andar, ou seja, no térreo. Normalmente, a área construída de uma casa ocupa mais espaço no terreno, em comparação com um sobrado com o mesmo número de ambientes.

Com o crescimento das grandes cidades, a chamada verticalização - construção de edifícios residenciais - vem aumentando, enquanto a construção de casas ganha espaço em bairros mais afastados da região central.


Vantagens da casa térrea

Imóvel apreciado por todo tipo de morador, uma casa é indicada, principalmente, para idosos, pessoas com deficiência, famílias com crianças pequenas e com pets. Isso porque não possui escadas e apresenta uma série de outras facilidades. Confira!

  • Mais espaço: a possibilidade de ambientes mais espaçosos é uma das principais vantagens de uma casa. Da mesma maneira, a integração de ambientes como salas de estar e de jantar, cozinha e espaço gourmet, living e área externa etc., proporciona amplitude, mais conforto e bem-estar
  • Mais liberdade: diferente de um apartamento convencional, com vizinhos bem próximos, a casa garante mais liberdade para os moradores justamente pelo fato de ser construída em um terreno próprio. Dessa maneira, permite mais autonomia para a rotina diária, assim como em relação a regras de condomínio de um edifício, por exemplo. 
  • Mais privacidade: a privacidade e a tranquilidade também são garantidas, uma vez que não é necessário conviver com vizinhos tão próximos. Menos barulho e até mesmo menos chance de atritos com vizinhos são alguns dos benefícios. Também são os próprios moradores que controlam a entrada e a circulação de pessoas dentro do imóvel.
  • Áreas externas privadas: casa com quintal e jardim está entre os imóveis mais procurados, principalmente durante e no pós-pandemia. Isso porque, em uma casa é possível aproveitar as vantagens de áreas externas: sol, brisa, espaços abertos com grama ou piso, churrasqueira, piscina e o que mais o morador desejar. Vantagem que se destaca para quem tem crianças ou animais de estimação em casa. Jardim personalizado e garagem independente são outros diferenciais. 


O que é um sobrado?

O sobrado é um imóvel com dois ou mais pavimentos. É um tipo de construção valorizada no mercado imobiliário, pois permite o aproveitamento de espaço de maneira vertical. Projetos contemporâneos têm resultado em moradias atraentes, o que leva muitos compradores a optarem por um sobrado.



Vantagens de um sobrado

Assim como a casa térrea, o sobrado reúne benefícios como mais liberdade e privacidade. Mas esse tipo de imóvel tem ainda outras características vantajosas. Acompanhe!

  • Privacidade interna: a distribuição dos cômodos de um sobrado geralmente seguem um modelo que coloca os ambientes sociais - sala, sala de jantar, cozinha, lavabo - no térreo e os espaços íntimos - quartos, suítes, closet, sala de TV - nos andares superiores. Essa separação garante privacidade aos moradores, que podem receber convidados sem que a vida privada seja exposta.
  • Área construída maior: por conter mais pavimentos, o sobrado tem a vantagem de ser uma residência com mais cômodos do que uma casa construída no mesmo espaço. Assim, a área é maximizada, com aproveitamento maior do terreno. Inclusive, projetos modernos têm surgido com novas propostas de estrutura dos sobrados, procurando atender às expectativas dos moradores mais exigentes. Dependendo do projeto, a laje superior pode acomodar mais um andar futuramente.
  • Iluminação e vista: essas duas vantagens valorizam muito o sobrado. A possibilidade de cômodos bem iluminados, com aproveitamento da luz natural, principalmente nos pavimentos superiores, assim como a vista que pode ser desfrutada tanto das janelas quanto de varandas, consistem em diferenciais que despertam muito a atenção de quem busca um novo imóvel.
  • Design diferenciado: essa também é uma qualidade que coloca esse tipo de imóvel entre os preferidos da atualidade. Projetos modernos e com design diferenciado, utilizando de materiais construtivos de última geração, acabamentos de qualidade e ambientes com detalhes que possibilitam uma decoração inovadora - como as escadas, por exemplo.


Casa térrea ou sobrado: o que é melhor?

Depois de conhecer um pouco mais sobre as características e vantagens de uma casa térrea e de um sobrado, é hora de avaliar o seu perfil para saber qual das duas opções é mais indicada para você e para a sua família. 

Para tomar a melhor decisão, também é recomendada a avaliação de fatores como localização, condições do terreno e preço do imóvel, pois esses são itens fundamentais para a valorização futura do seu investimento.


Diferença de custo: casa térrea e sobrado

Tanto para a construção, quanto para a manutenção do imóvel, a diferença de custo entre a casa e o sobrado irá depender de alguns requisitos como tamanho e padrão da residência. Em geral, uma área construída maior irá gerar um custo mais alto.

Um projeto com área externa equipada com piscina e churrasqueira, por exemplo, também irá utilizar um orçamento maior para a construção e a manutenção.

Para a obra, entretanto, os gastos com um sobrado são maiores, tendo em vista que são necessárias fundações e alicerces devido à transição entre os andares.


Conte com a Parra para encontrar seu imóvel 

Independentemente de escolher entre casa ou sobrado, a Parra é uma imobiliária que irá te ajudar a encontrar o imóvel ideal em Franca. Se você preferir construir, também podemos te orientar na hora de encontrar o terreno perfeito.

E também estamos à disposição para a simulação do seu financiamento imobiliário. Basta clicar aqui para falar com um especialista da Parra.