Em busca das melhores plantas para apartamento? Neste post, você encontrará opções que deixarão seu lar mais verde e alegre e que se adaptam perfeitamente a esse ambiente. Além de serem elementos de decoração, as plantas refletem positivamente no bem-estar físico e mental dos moradores. Sem dúvida, elas trazem mais vida, aconchego e personalidade ao seu lar.

No entanto, o apartamento tem características que devem ser levadas em consideração na hora de escolher um toque verde. Continue a leitura e aprenda!

Neste artigo, você verá:

  • Motivos para cultivar plantas em apartamento
  • Melhores plantas para apartamento

Motivos para cultivar plantas em apartamento

Afinal, por que cultivar plantas em apartamento? A maioria das pessoas logo pensa no fator decorativo, mas há muito mais razões para apostar nessa ideia!

A quantidade e o tipo de espécies dependem do seu gosto, mas inserir ao menos uma planta no ambiente pode fazer toda a diferença! Veja alguns dos benefícios dessa decisão:

  • Deixam o ambiente mais fresco e arejado;
  • Aumentam a umidade do ar;
  • O verde das plantas acalma e reduz o estresse;
  • Trazem mais personalidade ao apartamento.

Melhores plantas para apartamento

Depois de saber algumas das vantagens de ter plantas em casa, é hora de conferir uma lista com as melhores plantas para apartamento. Afinal, ambientes internos têm características diferentes e você precisa encontrar opções que se adaptem.

A baixa incidência de luz solar direta é o grande fator a ser analisado. Algumas espécies simplesmente não sobrevivem em locais assim. Portanto, confira a nossa lista para acertar na escolha!

Plantas para apartamento com pouco sol

Para facilitar ainda mais sua vida, dividimos este artigo em tópicos bem específicos. Por isso, vamos começar com dicas de plantas para apartamentos com pouco sol, inclusive que não apresentam varanda.

A boa notícia é que a baixa luminosidade não é motivo para abrir mão do verde. Confira as opções!

1.      Orquídeas

Além de lindas, as orquídeas são perfeitas para apartamentos em que o sol não incide de forma direta. Isso porque, na natureza, elas vivem presas aos troncos de árvores e bem protegidas dos raios solares.

2.      Espada de São Jorge

A Espada de São Jorge é mais uma espécie que se devolve bem em apartamentos com pouca luz solar, sendo perfeita para decorações mais minimalistas. Além disso, exige poucas regas e é muito resistente.

3.      Zamioculca

Outra alternativa que não te decepcionará é a Zamioculca. Totalmente adaptada a ambientes com sombra, ela tem folhas verdes e se desenvolve bem quando recebe regas periódicas.

Plantas grandes para apartamento

E quem disse que quem mora em apartamento não pode contar com plantas grandes e bonitas? Se você gosta de espécies volumosas e maiores, tem excelentes opções à disposição.

Aliás, essa é uma tendência interessante. Cada vez mais, os moradores de apartamentos buscam esse maior contato com a natureza e estão investindo em uma “Urban Jungle” ou floresta urbana. Confira algumas dicas!

1.      Pacová

A Pacová é uma planta nativa da América do Sul, que se adapta bem a apartamentos. Com suas folhas grandes e de um verde bem forte, ela traz vida ao ambiente e não passa despercebida.

2.      Jiboia

A Jiboia é uma planta fácil de cultivar e que se multiplica rapidamente. Classificada como trepadeira, deve ser posicionada em um local mais alto para que suas folhagens se desenvolvam e se adaptem ao ambiente.

3.      Árvore da Felicidade

A Árvore da Facilidade é uma planta que cresce bastante e tem uma simbologia: muitos acreditam que ela traz prosperidade e boas energias para o apartamento. Para garantir seu desenvolvimento, escolha um local espaçoso.

Plantas para varanda de apartamento

Seu apartamento tem uma varanda? Então, o que acha de dar um toque verde para esse espaço, deixando-o ainda mais charmoso e aconchegante?

Para isso, selecionamos algumas alternativas que se dão bem com a luz solar. Acompanhe!

1.      Yucca

Perfeita para varandas com sol, a Yucca não precisa de cuidados intensos. Na verdade, ela gosta de solo seco a maior parte do tempo, o que é indicado para quem tem uma vida agitada, mas quer ter uma casa mais alegre e verde.

2.      Samambaia

Samambaia é uma planta muito popular para varandas, mas não gosta de ficar exposta ao sol por muito tempo — é ideal para locais que recebem incidência solar pela manhã. Fácil de cuidar, seu visual pendente é um elemento decorativo.

Plantas frutíferas para apartamento

Já pensou em ter uma planta frutífera em seu apartamento? Saiba que isso é possível! Basta analisar bem as opções e escolher uma espécie que se encaixe às características do seu lar. Veja algumas dicas!

1.      Amoreira

Colher amoras cultivadas dentro do seu próprio apartamento não é um sonho! A planta, nativa da China e do Japão, se adapta bem a diversos ambientes, inclusive os internos. Escolha um vaso profundo e deixe em um local com boa luminosidade, regando duas vezes por semana.

2.      Jabuticabeira

A jabuticabeira é uma planta frutífera originária da Mata Atlântica, mas que se desenvolve bem em apartamentos — pode atingir 2 metros de altura. Para isso, ela precisa ser cultivada em um vaso grande e pode dar frutos uma vez ao ano.

Plantas - temperos para apartamento

Para finalizar nossa lista com as melhores plantas para apartamento, não podíamos deixar de destacar opções para uma bela horta. Afinal, cultivar seu próprio tempero pode ser uma terapia e ainda deixar sua comida mais saborosa. Confira!

1.      Alecrim

O Alecrim é ideal para quem não tem muito tempo para se dedicar ao cultivo. Isso porque, embora exija regas diárias durante a fase de desenvolvimento, depois que cresce precisa de pouca água. Outro diferencial é que ele se adapta bem em ambientes quentes e frios.

2.      Manjericão

O Manjericão adora o sol, então escolha um local que receba luz solar pelo menos três horas por dia, como varanda, janela da cozinha ou área de serviço. Além disso, é importante regá-lo diariamente, com o cuidado de não encharcar a terra.

Cultive plantas em seu apartamento e impulsione seu bem-estar

Gostou das nossas dicas? Como vimos, as melhores plantas para apartamentos são as que não precisam de muito sol para sobreviver. Então, ainda que você não tenha uma varanda, poderá desfrutar dos benefícios de um ambiente mais verde e alegre.

A Parra Imobiliária é uma empresa que pensa muito além da transação de imóveis e se esforça para que seus clientes sejam realmente felizes em seus novos lares. Nossa equipe altamente qualificada e os mais de 25 anos de história são a prova de uma atuação ética, responsável e com foco no consumidor.

Então, se você procura um imóvel para comprar ou alugar em Franca, não deixe de conversar com nossos especialistas. Estamos prontos para te ajudar!

Leia também: Vantagens de morar em apartamento garden em Franca