Quer dar uma cara nova ao seu lar de maneira rápida e fácil? Aposte nestas 6 dicas de decoração para fazer em casa que separamos para você e surpreenda-se com o resultado!

As dicas que você verá neste post:

– Decoração de casa com plantas

– Objetos decorativos em destaque

– Fotos de família ou de viagens

– Móveis ou objetos antigos

– Adesivos ou papel de parede

– Invista em DIY

Decorar um ambiente é lançar mão de ideias para planejar e organizar os espaços, combinando elementos de maneira estética e, muitas vezes, funcional. Essa construção contribui para trazer mais personalidade à residência, bem como estimular o bem-estar.

Isso pode acontecer de várias maneiras, mas fica mais fácil quando descobrimos dicas de decoração para fazer em casa. Reunimos aqui 6 sugestões práticas e que garantem a renovação instantânea dos espaços. Confira a seguir.


6 ideias de decoração para fazer em casa



1-Decoração de casa com plantas

A dica número 1 é planejar a decoração da casa ou do apartamento utilizando plantas. Além de bonito e natural, as plantas trazem aos ambientes sensação de tranquilidade e leveza.

Você pode optar por um vaso maior com uma única espécie de folhagem ou por vários vasos menores, apostando em composições. Entre as espécies indicadas para interiores estão Palmeira-ráfia, Costela de Adão, Bromélia, Samambaia, Lírio da Paz, Suculentas e Violetas.

As plantas podem ser colocadas em estantes, suportes de chão ou suspensos no teto, mesas e aparadores ou, ainda, no chão, em vasos e cachepôs estilosos. A recomendação é informar-se sobre os cuidados com as espécies escolhidas e, para quem possui pets, ter atenção, uma vez que alguns tipos de plantas não são indicadas nesses casos.

2- Objetos decorativos em destaque

Outra opção para dar um up na decoração é colocar em destaque alguns objetos que podem trazer mais personalidade ao ambiente. A lista de dicas de objetos decorativos é grande: quadros, espelhos, esculturas, bandejas, luminárias, velas perfumadas, livros, peças em argila, louça ou porcelana, além de artigos artesanais produzidos em madeira, macramê, vime e patchwork, entre tantos outros materiais.

Na hora de montar os espaços, a dica é abusar da criatividade. Se você tem um estilo definido, pode investir em uma decoração mais personalizada: clássica, contemporânea, rústica, étnica, minimalista, vintage etc.



3- Fotos de família ou de viagens


Apostar em fotos de família ou de viagens também é uma ótima maneira de decorar a casa. Há várias opções para aproveitar essas imagens na decoração, entre elas colocar as fotos em molduras e fazer composições na parede, ou em porta-retratos, em mesas e aparadores.

As fotos também podem ser expostas em painéis ou quadros com imãs, móbiles e biombos. Para cada ambiente ou estilo de decoração, pode ser escolhida a forma mais adequada. Por exemplo: fotos emolduradas e porta-retratos na sala e móbiles e biombos nos quartos.

4- Móveis ou objetos antigos

Garimpar móveis ou objetos antigos com pessoas da sua família ou com os amigos é uma ótima maneira de investir na decoração do seu lar. Já pensou ter na sala uma estante ou outro móvel que foram dos seus avós ou bisavós?

Uma antiguidade valoriza qualquer ambiente e pode ser utilizada de maneiras diferentes ou até inusitadas, em alinhamento com a decoração atual dos ambientes. Um suporte de máquina de costura pode virar aparador ou bar, um baú pode servir de mesa de centro ou de suporte para TV e assim por diante.

Em alguns casos, será necessário uma repaginação ou restauração da peça. Mas há técnicas que podem ser feitas em casa e sem um custo alto, como a decoupage.

5- Adesivos ou papel de parede

Para mudar um ambiente, o adesivo ou o papel de parede são opções práticas e que garantem a renovação do espaço. Os papéis de parede contam com cores, tamanhos e estampas para todos os gostos. São autocolantes e de secagem rápida, sendo considerados de fácil aplicação – exigem cola de qualidade para um efeito satisfatório. Prático também de conservar, apenas a dificuldade de remoção é considerada um fator negativo.

O adesivo é uma opção de decoração fácil de fazer, com preços acessíveis e que pode ser aplicada em qualquer cômodo. Em diversos formatos e desenhos, a manutenção é feita periodicamente com pano úmido, conforme orientação do fabricante.

6- Invista em DIY

A última das nossas dicas úteis de decoração é perfeita para quem deseja levar algo novo para os ambientes da casa e, ao mesmo tempo, gosta de colocar a mão na massa. O DIY – sigla em inglês para “Do It Yourself”, que significa “Faça Você Mesmo” – é um jeito criativo e prático de decorar qualquer espaço.

Desde uma estante com cordas, arranjos para mesas, espelhos e molduras decorados, até almofadas e caixas personalizadas, luminárias, nichos e uma infinidade de opções podem fazer parte dessa proposta.

O importante aqui é soltar a imaginação e aproveitar itens que você tem em casa ou que são muito fáceis de comprar.

O que achou das nossas 6 dicas de decoração para apartamento ou casa? Dar uma repaginada nos ambientes é tudo de bom! Se for de maneira prática e sem gastar muito, melhor ainda.